Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro celebrámos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Todos os alunos do JI, 1º CEB e das Salas de Ensino Estruturado do Pólo de Escariz foram à Biblioteca visionar um vídeo com a história: “A ovelhinha preta” de Elizabeth Shaw. (É um vídeo que foi realizado na Escola Básica Nº1 de Gondomar  por alunos e professores da então chamada Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e pela professora Bibliotecária, no âmbito do Projeto "Todos Juntos Podemos Ler”). 
https://www.youtube.com/watch?v=bAuJOoFykJs
Nesse mesmo dia, também visionaram um vídeo musical de João Portugal “Somos Iguais, Diferentes”. Esta atividade foi dinamizada pela Biblioteca em articulação com o departamento de Educação Especial e foi ainda levada aos alunos do Pólo de Fermêdo.

Saliente-se que esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

A ONU avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência a partir de 1998. O tema deste ano, que está quase a finalizar, é: "Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade".



Comentários