São Martinho

Este mês também foi um mês cheio de atividades!

Procissão de Lanternas no Pólo de Chave

Na Biblioteca de Chave tivemos a Associação Semente do Futuro que, em articulação com a disciplina de Inglês do 1ºciclo e com a colaboração dos alunos do 4º ano de escolaridade, dinamizou uma actividade alusiva ao Saint Martin’s Day: The Lanterns Song.
Através de uma dinâmica intergeracional, miúdos e graúdos entoaram uma versão deste clássico de São Martinho adaptado para inglês e reproduziram a tradicional procissão das lanternas.

Aqui ficam algumas imagens alusivas a este dia.

            

                 

História da "Maria Castanha"

No Pólo de Escariz apresentámos uma história dramatizada sobre a "Maria Castanha" com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e educar para os valores e diferenças culturais, valorizando ainda o património natural da região. Esta atividade aplicou-se aos meninos do JI, 1º ciclo e das Salas de Ensino Estruturado. Eis uma pequena amostra do acontecimento.
            
     

      
                            

No final, ainda se deu a conhecer a Lenda de São Martinho!




Feira de São Martinho

No dia 15 de novembro na Escola Básica e Secundária de Escariz celebrou-se o S. Martinho com a habitual feira. Os alunos de todas as turmas participaram com alimentos que trouxeram dos seus quintais (frutas, legumes e muito mais), alguns com produtos transformados caseiros (bolos, compotas e outros) e ainda houve alguns, com produtos não alimentares de fabrico artesanal. A Biblioteca Escolar também esteve presente nesta iniciativa representada pela Semente do Futuro com a apresentação bilingue de: “Pedras Parideiras Gourmet” (doçaria sem açúcar) chás, elixir de sabugueiro, lãs de fabrico artesanal e a flor de luz. 
Nesta feira distribuiu-se gratuitamente castanhas assadas por todos. Apesar de se repetir anualmente é sempre considerada uma excelente iniciativa!
Eis algumas fotos do evento.
  




Comentários