segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PARTICIPAÇÃO DAS BE NA SEMANA DO CONHECIMENTO

ATIVIDADE LABORATORIAL NA BEE


A BEE recebeu os alunos do Polo Escolar de Chave, do Polo Escolar de Fermedo e da Escola Básica de Serra da Vila para realizarem uma atividade experimental orientada pelos alunos do ensino secundário do curso de Ciência e Tecnologias (10.ºA; 11.ºA e 12.ºA), a partir do filme A Idade do Gelo 2 – Descongelados. Atendendo ao êxito do resultado final, partilhamos a receita do gelado científico.


Colocar num saco de congelação médio:

- 3 Pacotinhos de açúcar
- 1 Colher de café de essência de baunilha
- 1 Copo de leite
- ½ Copo de natas
Fechar o saco e agitar.
Num saco de congelação grande colocar gelo até meia altura e adicionar 8 colheres de sopa de sal.
Colocar o saco com a receita dentro do saco do gelo e fechar.
Agitar novamente até o gelado solidificar (5 a 10 minutos).
Bom apetite!

BEE NO LABORATÓRIO



O laboratório da escola sede do Agrupamento serviu de palco a uma atividade proposta pelas Bibliotecas Escolares, que seria dinamizada pelos Departamentos de Ciências Humanas e Sociais e de Ciências Físicas e Naturais. Os alunos começaram por explorar a lenda do milagre das rosas. De seguida, realizaram experiências: identificaram os constituintes de uma flor; extraíram um indicador natural de pH e testaram o caráter ácido e básico de substâncias.


AROUCA A LER MAIS NA BEE

A Biblioteca Municipal de Arouca acedeu ao convite das Bibliotecas Escolares de Escariz para marcar presença na BEE na semana do Conhecimento, nos dias 11 e 12 de fevereiro. A vereadora Margarida Belém e a técnica da BM Margarida Rocha, acompanhadas pelos protagonistas da história, leram o livro “Dá-me um abraço” aos alunos do JI. No final, angariaram muitos beijinhos e abraços.



LEITURAS EM INGLÊS


No dia 12 de fevereiro, as turmas do 2.º ciclo compareceram na BEE para participarem no Reading Contest organizado pelo Departamento de Línguas e pelas Bibliotecas Escolares. Concorreram, em representação das respetivas turmas, os alunos Eduardo Castro (5.º A); Diogo Pinho (5.º B); Francisco Silva (5.º C); Pedro Almeida (6.º A); Diogo Almeida (6.º B) e Mónica Silva (6.ºC). Saíram vencedores os alunos Eduardo Castro (5.º A) e Mónica Silva (6.ºC), ainda que todos tenham tido um desempenho muito aplaudido pelo público!
Leitores do 5.º ano 
 Leitores do 6.º ano
 Os alunos do 4.º ano do Polo de Escariz assistiram à leitura mediatizada da obra de Eric Carle The very hungry caterpillar. Posteriormente, responderam a algumas questões e ilustraram passagens da história, cuja compilação resultou num pequeno livro. O desempenho das crianças foi agraciado com balões, rebuçados e lápis decorados.



QUIZ “A VIÚVA E O PAPAGAIO”


Os alunos do 5.º ano de escolaridade participaram no quiz alusivo ao livro A viúva e o papagaio de Virgínia Wolf, que integra a coleção das Bibliotecas Escolares de Escariz. A obra, previamente explorada nas aulas de Português, reuniu o agrado dos alunos que alcançaram ótimos resultados no concurso!
  



DIA DO TEATRO


O dia 12 de fevereiro foi dedicado ao teatro. Esta atividade, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Português, em articulação com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escariz, o Grupo Disciplinar de Educação Visual e o Ateliê de Artes, proporcionou momentos inesquecíveis. Sobressaiu a qualidade dos espetáculos alusivos a obras e a autores de referência e ainda a originalidade das decorações, nomeadamente do diabo vicentino que proporcionou divertidos registos fotográficos!
Os alunos do 6.º C apresentaram às crianças do JI e do 1.º ciclo a peça “A Revolta dos Micróbios” que sublinha a importância da saúde oral.





COMPRIMIDOS LITERÁRIOS



Foi editada a primeira Bula Literária preparada na sequência de uma parceria estabelecida entre as Bibliotecas Escolares e o Grupo de Português do Agrupamento de Escolas de Escariz. Esta iniciativa visa promover, de forma lúdica, o gosto pela leitura a par do conhecimento de temáticas da sociedade contemporânea, de autores e de textos diversos, que permitam ampliar horizontes culturais e sensibilizar para a importância da literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário