quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Projeto "O Passado Ilustra a Escola"

No âmbito do Projeto "O Passado Ilustra a Escola" e do Ano Europeu do Património, decorreram as apresentações, ateliês e saídas de campo para sensibilização dos alunos. Este projeto, levado a cabo no Polo Escolar de Escariz, resulta de uma parceria com a AGA e com o Município, cujo objetivo é a motivação da população local para o conhecimento do património arqueológico da freguesia de Escariz colocando nos mais novos este gosto de aprender recorrendo a atividades em articulação disciplinar.

Numa primeira fase foram feitas ações de sensibilização/observação e visitas com os professores de História, no 2ºCEB e os professores e educadores titulares das turmas na Educação Pré-ecolar e no 1º CEB. 
"Convento das Beniditinas" (turma 5.ºB) e o "Castelo de Monte Coruto" (turma EscT3)

  

"Caminho Romano" (turma 5.º A) e o "Pré-História" (turma 6º A)



"Machado de pedra polida" (EscJI1), "Arco" (EscJI2) e "Mamoas das Alagoas" (EscT1)

Para a fase seguinte os promotores, ao mesmo tempo que fomentam o conhecimento acerca do Património local, desafiam os participantes a conceber ilustrações baseadas na identificação dos diversos espaços escolares. Trata-se de um concurso que promove a articulação curricular e culmina com a edição e colocação dos trabalhos selecionados junto das placas de identificação desses espaços. 

Sem comentários:

Enviar um comentário