DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

 


O Dia Mundial das Crianças é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Portugal, adotou o dia 1 de junho. Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Mundial da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países.

Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

Nesta data, onde as crianças, sendo o melhor do mundo, dependendo o futuro da felicidade das crianças do presente são o centro das atenções, organizam-se diversos eventos e atividades para elas. Em Portugal, o Dia da Criança contempla atividades como desfiles e visitas escolares, leitura de textos, declamação de poemas, desporto, desenho, entre outras. Que neste dia libertemos todos um pouco da nossa criança interior.

Ficam aqui alguns links de histórias alusivas às crianças:

https://www.youtube.com/watch?v=5QGGa5ZNCXk

https://www.youtube.com/watch?v=YAaPH0O7uOc

https://www.youtube.com/watch?v=kcAI7TAsNJc

https://www.youtube.com/watch?v=VX_3B6hg7_0

https://www.youtube.com/watch?v=3scqklwlyF4

https://www.youtube.com/watch?v=RGUVYw_CNiA


Ficam aqui algumas imagens de turmas a visualizarem as histórias que foram enviadas pela Biblioteca.






















Comentários