DIA MUNDIAL DOS OCEANOS


 Já imaginaste a tua vida sem os oceanos? Sem a sua biodiversidade e beleza?

No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos. Este foi decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ainda que já fosse celebrado em inúmeros países desde 1992, após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos e também o dever de utilizarmos os recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos. Aquários, centros científicos e instituições de investigação, ONG, comunidades e governos de todo o mundo mobilizam milhões de pessoas em torno de eventos que visam comemorar este dia.

O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar. Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes, tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.

 É hora de colocar o oceano em primeiro lugar.



Comentários