ENCONTRO COM O ESCRITOR PAULO SANTOS

A convite da Biblioteca Escolar, o escritor e apicultor Paulo Santos esteve no nosso Agrupamento entre os dias 9, 10 e 11 de maio, nos Polos Escolares de Escariz, Fermedo e Serra da Vila para apresentar o seu projeto “As aventuras da Cusca”, no sentido de mostrar a importância das abelhas nos ecossistemas.

 Paulo Santos baseou-se na sua formação e experiência de apicultor para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas abelhas através da observação de uma colmeia de vidro e provar o mel por elas produzido através de chupas. No total são seis histórias, até ao momento, que nos apresentam a Cuscas, uma pequena abelha muito curiosa e trabalhadora. Juntamente com os seus amigos, Carlota e Vasco e com a ajuda da sua rainha Vitória vão viver muitas e intensas aventuras. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que visa essencialmente mostrar a importância deste inseto no meio-ambiente, bem como sensibilizar as crianças para um consumo maior do mel ao invés do habitual açúcar.

Nos títulos disponíveis do autor encontram-se “Cuscas” para o pré-escolar e 5 obras dirigidas ao 1º Ciclo, nomeadamente, Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos, Cuscas na Torre de Belém, Cuscas no Castelo de Guimarães, Cuscas no Museu do Vinho em São João da Pesqueira e Cuscas no Mosteiro da Batalha.

Os alunos estiveram sempre atentos e participaram de forma entusiasta. No final, puderam comer um chupa feito com o mel delicioso da Cuscas e levaram para casa livros autografados. 


 CURIOSIDADE:

Sabiam que uma abelha vive apenas 29 dias? Mas neste curto espaço de tempo, a abelha exerce diferentes funções dentro da colmeia e só tem autorização para sair no vigésimo segundo dia, para apanhar néctar, pólen das plantas. O néctar e a água, pois as abelhas bebem água…, são usados para fazer o mel; o pólen vai passando de planta em planta e dá-se a polinização. Para que as abelhas continuem a fazer o seu trabalho, todos podemos ajudar. Como? Vamos plantar flores apícolas.












































17

Comentários