Centenários- Obras

  Sóror Saudade - Florbela Espanca

Sóror Saudade é um livro de poesia de Florbela Espanca publicado em Janeiro de 1923 que contém trinta e seis sonetos. 

Florbela expõe no Livro de Sóror Saudade o sentimento vivo do amor e da paixão, pelo qual se entrega totalmente, e que a fará despertar para a vida. Opta, portanto, por dar menos ênfase à temática da saudade. Florbela reforça a importância do motivo do beijo na sua poesia. Contudo este livro, Sóror Saudade, representa uma fuga ao prazer.

Ainda influenciada por uma tendência saudosista, esta obra acusa igualmente a presença do romantismo de fim de século.





Os Pescadores- Raul Brandão

Os Pescadores é um livro do escritor português Raul Brandão, publicado em 1923. Trata-se de um conjunto de crónicas que retratam o difícil modo de vida dos pescadores portugueses, desde o Minho até ao Algarve, detendo-se nalgumas comunidades piscatórias como Caminha, Póvoa de Varzim, Leixões, Murtosa, Mira, Nazaré, Peniche e Olhão, entre outras.

Ao longo da obra, Raul Brandão descreve paisagens, gentes e situações, sendo evidente a simpatia que nutre pela difícil vida de trabalho dos pescadores. Nesses retratos, não se esquece de utilizar as falas típicas e os dizeres pitorescos, aliados a descrições quase poéticas de grande beleza, num estilo de impressionismo pictural.




Comentários