Filme do mês

Sugestão para abril 2024


Em Abril de 1974, dois jornalistas da rádio suíça são enviados a Portugal para fazer uma reportagem "positiva" sobre a ajuda a um país "subdesenvolvido, mas simpático". Vagueiam pela província portuguesa quando, subitamente, irrompe a Revolução dos Cravos. Decididos a acompanhar os eventos em primeira mão, rumam a Lisboa na sua carrinha Volkswagen. Deste modo, aproveitando o facto de estarem no momento certo e no lugar certo, fazem a reportagem das suas vidas sobre o espírito de liberdade do povo luso.

Sugestão para março 2024


Em A Série Divergente: Insurgente, Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.


Sugestão para fevereiro 2024

Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao se apaixonar por Augustus. Juntos, eles viajam para Amesterdão, onde embarcam em uma jornada inesquecível.


Sugestão para janeiro 2024


FROZEN, O REINO DO GELO

Acompanhada por um vendedor de gelo, a jovem e destemida princesa Anna parte em uma jornada por perigosas montanhas de gelo na esperança de encontrar sua irmã, a rainha Elsa, e acabar com a terrível maldição de inverno eterno, que está provocando o congelamento do reino.

https://www.youtube.com/watch?v=yFZch0Af9TM

Sugestão para dezembro 2023


Um Natal Cintilante

Daniel vive perto de uma magnífica montanha com a sua irmã Amélia e com o seu irmão mais novo, Jimmy. Na véspera da noite de Natal, o pai sai de casa para procurar trabalho e deixa Daniel a tomar conta dos seus irmãos. Seguem-se momentos de muita diversão e algazarra até que o inesperado acontece, o pequenino Jimmy sofre um acidente. Daniel vai ter que sair no meio de uma grande tempestade para procurar ajuda, mas ele não vai estar sozinho... Uma equipa de anjos aparece para guiar, proteger e proporcionar momentos encantadores. "Um Natal Cintilante" é uma história de encantar sobre uma época muito especial para todas as crianças.

https://youtu.be/CnUbSzdZ1q8?si=hUoqqvJqzimATYG0


Sugestão para novembro 2023

                                                          Planeta Sagrado

Planeta Sagrado é um documentário de 2004 narrado por Robert Redford. Uma viagem pelos lugares mais exóticos e por paisagens vistas por pouquíssimos homens. Usando a tecnologia mais avançada possível para a época, é uma experiência visual surpreendente. Com depoimentos de habitantes dos locais, o filme viaja pelas antigas florestas da Colômbia, pelos picos nevados do Alasca, pelos canyons de Utah e do Arizona, mostrando as selvas tropicais do Bornéu, as antigas ruínas da Tailândia e desertos remotos da Namíbia até chegar às praias da Nova Zelândia.



Sugestão para outubro 2023

Uma Aventura na Biblioteca

Desta vez, os cinco amigos - e colegas de escola - confrontam-se com uma quadrilha de ladrões que se dedica ao roubo de carros de luxo.

Primeiro, os ladrões falsificam a documentação, depois exportam as viaturas para o estrangeiro. E nada melhor do que uma recente biblioteca instalada num antigo palacete em obras de restauro para fazer passar mensagens codificadas sobre os carros roubados. Para grande espanto de Teresa (Mafalda Mendes) e Luísa (Filipa Mendes), bem como de Chico (Cristóvão Campos), Pedro (Manuel Moreira) e João (Sandro Silva), não é só uma quadrilha que lhes aparece pela frente.

Então não é que, pelo meio da história, os nossos amigos aventureiros ainda têm que se deparar com uma terrível maldição que pesa sobre a biblioteca e as obras de restauração do antigo palacete? Tudo isto com a cumplicidade de uma bibliotecária que dá pelo nome de Matilde e do seu irmão Gustavo. Como será que as gémeas e demais membros do grupo se irão desenvencilhar da maldita praga deixada pelo anterior proprietário do Palácio Rompedias?



Sugestão para setembro 2023

Ponyo à Beira-Mar

“Ponyo à Beira-Mar” é um filme de Hayao Miyazaki, inspirado no conto "A Pequena Sereia", de Hans Christian Andersen.

O filme conta a história de amor e fantasia entre Ponyo e Sousuke. O pequeno rapaz Sousuke encontrou um pequeno peixe preso num frasco na praia, libertou-o e chamou-lhe Ponyo, prometendo-lhe proteção para sempre.

O amor e a responsabilidade, o oceano e a vida – tudo isto torna a história de Ponyo e Sousuke complicada, num filme que retrata valores como a beleza, a inocência, a pureza, a bondade e o amor.


Sugestão para junho 2023

O Princepezinho

Uma menina vive com a sua mãe, uma mulher de tal modo obcecada com o futuro da filha que tem tudo delineado para cada hora de vida da criança. Os testes de admissão para um colégio muito conceituado são a grande preocupação do momento e nada, nem ninguém, parece demovê-la dos planos. Para ela, nada pode ser deixado ao acaso. Um certo dia, a pequena conhece o vizinho da casa ao lado, que lhe envia um desenho num pequeno avião de papel. Esse homem, que em tempos fora aviador, conta-lhe histórias das suas viagens e de como conheceu, em pleno deserto, um principezinho louro que lhe disse viver no asteroide B612. Com este novo amigo, a menina vai conhecer uma história de amizade que a mudará para sempre…


 Sugestão para maio 2023

A Gaiola Dourada

A Gaiola Dourada (título original em francês: La cage dorée) é um filme franco-português de comédia, escrito e realizado pelo luso-francês Ruben Alves que retrata a comunidade de emigrantes portugueses radicados em França

Maria e José Ribeiro são um casal de emigrantes portugueses que vivem há mais de 30 anos, em França, na sua casa de porteira de um prédio situado num luxuoso bairro em Paris.

Maria é a porteira e José, seu marido, é um trabalhador da construção civil. São um casal acarinhado pelos franceses, devido à honestidade, simplicidade e humildade mas também porque nunca se recusaram a ajudar quem lhes pedisse ajuda.

Certo dia, José recebe a notícia de que irá ser herdeiro de uma grande herança do seu irmão que vivia em Portugal e a vida daquele pacato casal transforma-se radicalmente: é a grande oportunidade de regressarem ao país de origem, sonho a que há muito aspiravam.

Mas há um grande entrave: a família Ribeiro tornou-se imprescindível para todos, mas em especial para os patrões que não pretendem o seu regresso a Portugal, tal como a restante família, e todos decidem arranjar um plano à sua maneira. Então há uma grande reviravolta na vida daquele casal e surgem cada vez mais dúvidas e incertezas... e aqui é que a história começa a formar-se.



     Sugestão para abril 2023

                                                     

Uma comédia nas ondas da revolução!

Em abril de 1974, dois jornalistas da rádio suíça são enviados a Portugal para fazer uma reportagem "positiva" sobre a ajuda a um país "subdesenvolvido, mas simpático". Vagueiam pela província portuguesa quando, subitamente, irrompe a Revolução dos Cravos. Decididos a acompanhar os eventos em primeira mão, rumam a Lisboa na sua carrinha Volkswagen. Deste modo, aproveitando o facto de estarem no momento certo e no lugar certo, fazem a reportagem das suas vidas sobre o espírito de liberdade do povo luso.


Sugestão para março 2023

EM BUSCA DA FELICIDADE

Will Smith protagoniza esta comovente história da vida real de Chris Gardner um vendedor de S. Francisco que luta para conseguir um futuro para si e para o seu filho de 5 anos Christopher, depois da sua mulher ter abandonado ambos. Chris Gardner é um pai de família que nunca tem o dinheiro que necessita para viver, ficando, quando a sua namorada Linda (Thandie Newton) o abandona, a cuidar sozinho do seu filho Christopher. A determinação de Chris será recompensada quando consegue um lugar não remunerado num programa de estágios para corretores da bolsa extremamente competitivo, onde só um entre vinte sairá bem-sucedido. Porém, sem salário, Chris e o filho são despejados do seu apartamento e obrigados a dormir na rua, junto dos sem-abrigo e até mesmo numa casa de banho trancada numa estação de metro. Com a sua autoestima, o amor e a confiança do seu filho, Chris Gardner ultrapassará todos os obstáculos e acabará por se transformar numa lenda de Wall Street.


Sugestão para fevereiro 2023


Philippe (François Cluzet), um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o apoiar nas suas atividades rotineiras. Um senegalês radicado nos subúrbios de Paris, que não tem qualquer formação para tal se candidata para o cargo. O então contratado Driss (Omar Sy), com seus métodos nada ortodoxos faz Philippe ter prazer pela vida novamente. 
Dois universos irão cruzar-se e integrar-se para dar nascimento a uma amizade tão louca, divertida e forte quanto inesperada, uma relação única que vai produzir faíscas e torná-los verdadeiros amigos improváveis.


Sugestão para janeiro 2023



Holocausto é uma minissérie de 1979 estrelada por Meryl Streep, na TV americana, mudou a forma como os alemães viam sua própria história.

Holocausto, o nome dado à produção, levou os horrores dos crimes nazistas à sala de estar das pessoas e acabou por se tornar um termo de uso comum na língua alemã.

Um terço da população da Alemanha Ocidental, cerca de 20 milhões de pessoas, assistiu a pelo menos parte da série de quatro capítulos em 1979.

Holocausto é como ficou conhecido o assassinato em massa de milhões de judeus, bem como cidadãos de etnia polonesa, soviéticos, homossexuais, ciganos e prisioneiros de guerra de várias nacionalidades, além de Testemunhas de Jeová e outras minorias - durante a Segunda Guerra Mundial - a partir de um programa de extermínio sistemático executado pelo Partido Nazista.

Para retratar esse episódio, a minissérie conta a história de uma família judia fictícia - Karl Weiss, um bem-sucedido médico berlinense, sua esposa e seus filhos - mostrando sua trágica trajetória da riqueza burguesa para as câmaras de gás onde inúmeros judeus foram mortos.


 

Sugestão para dezembro 2022

                

O Natal não consegue suscitar em Ebenezer Scrooge mais do que "Bah, Humbug!", a sua características expressão de desprezo e escárnio. Scrooge é um velho sovina cuja obsessão pelo sucesso financeiro deixou azedo e sozinho na sua velhice.
Mas numa véspera de natal, Ebenezer tem a maior lição que alguma vez podia imaginar, quando os fantasmasdo Passado, Presente e do Futuro lhe fazem uma visita, levando-o numa viagem através da sua vida, que lhe vai abrir o coração para algo muito mais poderoso que o dinheiro: o Amor, os Amigos e a Família.
Com o impressionante desempenho de George C. Scott (Patton), esta fabulosa adaptação do mais conhecido livro de Charles Dickens foi totalmente filmada na aldeia histórica de Shrewsberry, em Inglaterra e trouxe aos ecrãs a história de Natal mais conhecida do mundo.


Sugestão para novembro 2022

2008 foi um ano em que o planeta Terra fez notícias todos os dias, notícias que vão desde a mais horrífica violência até à mais deslumbrante beleza. Perdidos por trás destas notícias estão os inesperados avanços científicos que vieram com elas. Novas criaturas descobertas, espécies recuperadas da quase extinção e o potencial para as recuperar até depois de extintas. Cidades do futuro e descobertas do passado ajudam a traçar o caminho para o futuro do nosso Planeta Azul. Desde avanços na previsão de terramotos e ciclones, até espetaculares imagens de infravermelhos de vulcões, passando pelo desvendar do código do mundo físico e a descoberta de 125,000 gorilas das terras baixas, este foi um ano para recordar. A Terra está a ensinar-nos... a avisar-nos... a prometer-nos... um futuro mais inteligente. Estes avanços científicos formam o cerne do Planeta Terra deste ano.


 



Sugestão para outubro 2022

Um pianista judeu polaco vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado da sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam libertados, Szpilman  esconde-se em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.




 Sugestão para setembro 2022

"O oceano não começa na praia, começa em casa"
Alberto é um papagaio que adora ciência. Desta vez vais com ele conhecer os oceanos.
 

Sugestão para junho de 2022


Para realizar a série Planeta Espantoso, a National Grographic uniu-se à NASA e ao Serviço Geológico dos Estados Unidos, a fim de criar um planeta Terra em 4D: uma formidável máquina do tempo com imagens geradas por computador, que tonta possível ver em segundos o que levou eras inteiras a criar.
Neste programa, belos, enigmáticos e bizarros, os oceanos dominam o nosso planeta. Mas, como se formaram? Porque que não se evaporaram? Junte-se a nós e venha investigar o poder assombroso do nosso mundo aquático, começando pelas condições meteorológicas primitivas, vomitadas pelo interior da Terra em fusão, para depois voltarem a cair em estado líquido sobre o planeta. Segure-se bem, vamos viajar ao passado e ao futuro da pequena rocha que é a nossa casa: a Terra. Faremos uma viagem desde a beleza avassaladora dos recifes de coral à zona mais funda da Fossa das Marianas.
O percurso será acidentado: veremos o capricho dos mares a gerar as condições atmosféricas mais violentas, e podermos até espreitar o futuro dos nossos oceanos. Junte-se à National Geographic nesta aventura hipnotizante e colorida... através do passado, presente e futuro de um lugar chamado Terra - um verdadeiro Planeta Espantoso.


Sugestão para maio de 2022


De há três anos a esta parte as abelhas andam a morrer em todo o mundo. Embora as causas ainda continuem a ser um mistério, uma coisa é clara: está em causa algo mais do que a simples morte de uns quantos insectos e bem mais do que apenas uma questão de mel.
Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas


Sugestão para abril de 2022

Vindo de uma pescaria fracassada, Pedro (Darwin Shaw) encontra Jesus Cristo (Diogo Morgado), que o convence a segui-lo. Logo Cristo reunirá 12 apóstolos que têm por missão espalhar seus ideais pela Terra. Entretanto, por mais que pregue o amor ao próximo e a compaixão, sua crescente popularidade desperta a ira de pessoas importantes de Jerusalém, que não desejam que o status quo seja alterado. A traição de um de seus apóstolos, Judas (Joe Wredden), faz com que Cristo seja capturado e levado a julgamento.


Sugestão para março de 2022



O novo romance de Markus Zusak decorre durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e conta-nos a história de Liesel Meminger, uma rapariga adoptada que vive nos arredores de Munique. Liesel cria um sentido para a sua vida roubando algo a que não consegue resistir - livros. Com a ajuda do seu pai adoptivo que toca acordeão, Liesel aprende a ler e, durante os bombardeamentos, compartilha os livros roubados com os seus vizinhos e com o judeu escondido na sua cave, antes de este ser deslocado para Dachau.


Sugestão para fevereiro de 2022



Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster mantém-se viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar num grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters, um rapaz que também sofre de câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.


Sugestão para janeiro de 2022


Dia 27 de janeiro -Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocaustro

Este belo e comovente filme premiado em 2002 com a Palma de Ouro em Cannes e com três óscares da Academia de Hollywood para melhor realizador, melhor ator e melhor argumento adaptado, é retirado da autobiografia do pianista polaco Wladyslaw Szpilman, que por ser judeu sofreu na pele os horrores do Holocausto nazi. 
Esta adaptação é a história dramática da luta pela sobrevivência de um homem que, conseguindo fugir do gueto de Varsóvia após a deportação de toda a sua família para os campos de concentração alemães, aprende a sobreviver em permanente fuga, sofrendo doenças, passando frio, fome e humilhações. Nesta constante luta pela vida, Szpilman conta com a ajuda de vários amigos polacos e até com a inesperada ajuda de um oficial alemão, fascinado pela sua tenacidade e capacidade de sobrevivência. 
Sobrevivendo à guerra numa Varsóvia em escombros, Szpilman voltou por fim a tocar o seu amado piano, que lhe garantiu a sanidade mental e a força necessária para permanecer vivo depois de tanto sofrimento. 
A realização ímpar e brilhante de Roman Polansky tornam este filme num monumento único à capacidade do ser humano de lutar contra qualquer adversidade.


Sugestão para dezembro de 2021


É Natal em Nova Iorque. Rose Harrison, editora, divorciada e solitária espera um milagre que retire a sua mãe da cama do Hospital. Sente pena do paciente da cama do lado e conhece a única visita que este recebe. Nina Vasquez rompe o seu noivado por causa do ciúme doentio do noivo, Mike, mas sente a sua falta. Mike é assediado por um estranho empregado de balcão. Jules espera poder passar a noite de Natal no hospital, onde teve a sua melhor noite quando era adolescente.

Sugestão para novembro de 2021


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

Sugestão para outubro de 2021



O Clássico Disney que nos ensinou que a verdadeira beleza está dentro de nós!

Um dos filmes mais aclamados e estimados de todos os tempos está prestes a deixar-nos a todos deslumbrados. Segue as aventuras de Bela, uma jovem inteligente que vai parar dentro do castelo de um príncipe que foi transformado num misterioso monstro. Com a ajuda dos criados encantados do castelo, Bela rapidamente descobre a lição mais importante de sempre - que a verdadeira beleza vem de dentro.

Sê nosso convidado e deixa a inesquecível música e as extraordinárias personagens lançarem um reluzente feitiço como nunca antes visto!

Sugestão para setembro de 2021



Michael Palin segue os passos de Phileas Fogg, o protagonista do clássico livro A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873), de Júlio Verne, e viaja pelo globo no mesmo tempo, ou até em menos, que o personagem. A única restrição é que nenhuma parte da viagem seja feita de avião, porque esse meio de transporte não estava disponível para Fogg no romance. Palin e um grupo de cinco pessoas percorrem vários países a pé, de balão, navio, trem e outros meios de transportes, mantendo o mesmo itinerário de Fogg sempre que possível.

Sugestão para junho 2021


O adorado e delicado clássico de Antoine de Saint-Exupery, uma história de inocência e descoberta, chega ao ecrã com os seus pés bem firmes no deserto do Saará, os seus olhos virados para as estrelas e o seu espírito a voar encantado pelas canções de Alan Jay Lerner e Frederick Loewe (My Fair Lady, Camelot).
'A banda sonora de O Principezinho é uma pura delícia', disse o The New York Times. Deliciosa, também, é a mágica história de um piloto perdido no deserto (Richard Kiley) e de um miúdo errante de um lugar muito distante. Juntos, os dois partilham momentos que divertem, encantam e tocam a todos bem fundo no coração. Já alguma vez adquiriu sabedoria de uma raposa (Gene Wilder)? Ou cuidou de uma rosa que era mais especial que todas as outras rosas? Alguma vez viu a dança matreira de uma serpente (Bob Fosse)? O universo - melhor, a vida - é um lugar encantador, e ainda mais quando é partilhada com O Principezinho.


Sugestões para maio 2021

Todos os anos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia dedica o mês de maio ao coração. Ao longo deste mês, a Fundação desenvolve uma série de atividades cujo objetivo é alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares.  Ao longo deste mês, a Biblioteca e a equipa PES associaram-se a esta iniciativa, divulgando-a, sendo também o seu objetivo alertar para a importância de uma vida saudável. 

Nesse sentido, propomos a visualização dos filmes "Fragmentos" e "Stress: Retrato de um Assassino", porque ouvir o coração é cuidar da nossa saúde mental e física.





Estudos elaborados em laboratórios de neurologia indicam que o stress pode ser fatal. As investigações põe em evidência o alcance do seu impacto no nosso organismo: perda de memória, mudança ma distribuição de gorduras e inclusivamente o envelhecimento prematuro. 

Sugestões para abril


Pip é uma comovente curta-metragem, que narra a história de um pequeno cão com um

grande sonho: ser um cão-guia.

Pip terá tudo o que é necessário para conseguir concretizar o seu sonho?



Um retrato da Revolução que mudou a história portuguesa em 1974. Na madrugada do dia, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, Grândola, Vila Morena. Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo.


Sugestões para março 2021



Escrito e dirigido por Yibing Jiang, uma cineasta de Wuhan, China, WiNDUP retrata as conexões entre um pai, sua filha doente e o poder curativo da música. Criado com o uso de computadores domésticos comuns e o Unity, este premiado curta-metragem de animação mostra o que é possível criar com animação em tempo real em uma história comovente sobre a natureza frágil da vida, o amor e o que significa nunca desistir.


Já alguma vez olhaste para alguém e te perguntaste o que se passaria dentro da sua cabeça?
Divertida-mente da Disney•Pixar faz uma extraordinária viagem ao interior da mente para encontrar a resposta.
Tendo como Sede, o centro de controlo da mente de Riley de 11 anos, cinco emoções trabalham arduamente, lideradas pela alegre e otimista Joy, que vai fazer de tudo para manter Riley feliz uma vez que ela tem que lidar com outras emoções como o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza.

Sugestões para fevereiro 2021

Baseado no livro de Nicholas Sparks. O Sargento da Marinha dos Estados Unidos, Logan Thibault (Efron), regressa da sua terceira viagem de serviço ao Iraque, com a certeza de que traz consigo a única coisa que o mantém vivo, uma fotografia que encontrou de uma mulher que não conhece.

Ao descobrir que o seu nome é Beth (Schilling) e onde vive, ele aparece à sua porta e acaba por ficar a trabalhar com a família dela no canil local. Apesar da desconfiança inicial de Beth e das complicações da sua vida, surge um romance entre os dois, dando a Logan a esperança de que Beth poderá ser muito mais do que apenas o seu amuleto da sorte.


Trabalhadora e ambiciosa, Tiana sonha um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe sapo tem esperanças de se tornar um humano novamente se Tiana beijá-lo.

Sugestões para o Natal...

TAO TAO é um panda carinhoso que adora contos de fadas. Todos os dias, a sua mãe conta-lhe uma nova história. Junto com os seus amigos animais Tao Tao descobre, através dos contos, importantes lições sobre a Vida. A série está disponível no youtube.



Sugestão para o mês de Novembro 2021
O Castelo Andante

A Equipa da BE sugere este mês um filme de animação japonesa dos Estudios Ghibli. São também famosos os seguintes filmes do mesmo estúdio: A viagem de Chiiro, o Túmulo dos Pirilampos, Ponyo à beira mar entre muitos outros.


Sinopse: Sophie, uma típica adolescente de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando se cruza acidentalmente com o misterioso mas belo feiticeiro Howl e, subsequentemente, é transformada numa mulher de 90 anos pela vaidosa e perversa Bruxa do Nada. Ao embarcar numa incrível odisseia para quebrar a maldição, ela encontra refúgio no castelo andante onde conhece Markl, o aprendiz de Howl, e um impetuoso demónio de fogo, com o nome de Calcifer. O amor e o apoio de Sophie vão ter um enorme impacto em Howl, que, em tempo de guerra, vai arriscar a sua vida para ajudar a trazer paz ao reino. Personagens extraordinários, situações fantásticas e animação deslumbrante fazem de O Castelo Andante uma experiência inesquecível para todas as idades.

Poderás consultar mais sobre os filmes de animação dos Estudio Ghibli em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Studio_Ghibli

Filme a não perder no mês de junho de 2020

 



Filme a não perder no mês de maio de 2020

O Dia Mundial da Abelha foi proclamado pela ONU para assinalar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Para perceber as consequências de um mundo sem abelhas pode consultar este vídeo:


Na nossa biblioteca temos também um filme muito interessante intitulado: "Abelhas e Homens". Aqui fica o trailer do filme:







Filme a não perder no mês de abril de 2020

What causes anxiety and Depression - Inside Out




Para obter legendas em Português, clicar primeiro em legendas em seguida ir a definições (roda dentada), legendas, traduzir automaticamente, procurar Português e clicar




Filme a não perder no mês de março de 2020


Cyberbully

Taylor Hillridge (Emily Osment) é uma adolescente comum, que ganha um computador de presente de aniversário e logo cria um perfil em uma rede social. Vítima de cyberbullying, ela passa a ser rejeitada pelos conhecidos no "mundo real" e tenta superar o drama trocando experiências com pessoas que sofreram o mesmo tipo de humilhação.

Filme a não perder no mês de fevereiro de 2020

Romeu e Julieta

O Romance mais conhecido de todos os tempos, uma Obra Prima de Franco Zeffirelli!
O realizador italiano Franco Zeffirelli espantou o mundo cinematográfico quando escolheu dois jovens desconhecidos (Leonard Whiting e Olivia Hussey) para representar os amantes amaldiçoados de Romeu e Julieta, mas foi uma aposta completamente ganha, visto ter originado um dos filmes mais populares de todos os tempos, conquistando aclamação internacional e quatro nomeações para os Óscares.

O romance clássico de Shakespeare ganha uma extraordinária vida nesta interpretação moderna e original, trazendo uma nova perspectiva e vitalidade à mais perene das histórias de amor jamais escritas.

Filme a não perder no mês de janeiro de 2020



O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Filme a não perder no mês de dezembro de 2019



Festeja o Natal com o Mickey

Desfruta com toda a família um novo Natal com a Disney. Mickey, Donald, Pateta e os seus amigos protagonizam este original filme sobre a importância de abrir o coração ao verdadeiro espírito de Natal. 
Diverte-te com os divertidos acontecimentos de Donald que tenta resistir sem conseguir à alegria que reina nesta altura do ano. E não vais conseguir parar de rir com o Mickey e o Pluto enquanto estes aprendem uma grande lição sobre a importância da amizade.
Graças à animação feita por computador, este espectacular filme irá fazer-te desfrutar das melhores histórias dos teus personagens favoritos Disney agora mais realistas do que nunca com uma imagem como jamais alguma vez viste!


Filme a não perder no mês de novembro de 2019



Frozen o Reino do Gelo

Vencedor do Oscar® de Melhor Filme de Animação e de Melhor Canção Original "Let It Go".
“Um clássico imediato. Este filme vai ser visto e adorado por muitas gerações!”
Os estúdios de animação da Walt Disney apresentam-nos uma fresca reviravolta a uma das mais adoradas e encantadoras histórias de sempre. “A melhor animação da Disney desde O Rei Leão” (William Bibbiani, CraveOnline), vai derreter o teu coração.
A intrépida optimista Anna, junta-se ao montanhista Kristoff e à sua leal rena Sven, numa jornada épica para encontrar a sua irmã, Elsa, cujos poderes gelados aprisionaram o reino de Arendelle num Inverno eterno. Enfrentando condições próprias do Evereste, trolls místicos e um hilariante boneco de neve chamado Olaf, Anna e Kristoff vão lutar contra todos os elementos para salvar o reino.

 Filme a não perder no mês de outubro de 2019




Hotel Transylvania

Do mesmo Estúdio de Os Smurfs.
Bem-vindo ao Hotel Transylvania, o luxuoso resort do Drácula, onde os monstros e as      suas famílias podem viver livremente sem os humanos a incomodá-los.

Num fim de semana especial, Drácula convida alguns dos monstros mais famosos do    Mundo – Frankenstein e a sua mulher, a Múmia, o Homem-Invisível, uma família de  lobisomens e muito mais – para celebrar o 118º aniversário da sua filha Mavis.

Para o Drácula receber todos estes monstros lendários não é problema – mas o seu mundo pode desabar quando um homem comum aparece no Hotel e se apaixona por Mavis.


Filme a não perder no mês de setembro de 2019


Um longo Domingo de Noivado

Em 1919, Mathilde tinha apenas 19 anos. Dois anos antes, o seu noivo Manech partira para a frente de batalha na Somme. Como milhões de outros jovens antes dele, Manech foi "morto no campo de batalha". Ou pelo menos isso é o que diz o boletim oficial. Mas Mathilde recusa-se a acreditar. Se ele tivesse sido morto, ela saberia. Mathilde agarra-se à sua intuição e esperança com toda a paixão que a liga ao seu amor desaparecido, mesmo quando um sargento regressado da frente tenta em vão convencê-la que Manech morreu numa trincheira na terra-de-ninguém, na companhia de quatro outros soldados condenados à morte por ferimentos auto-infligidos. O seu percurso está repleto de obstáculos mas Mathilde não vacila - pois nada é impossível para uma mulher que está decidica a desafiar o próprio destino...

Filme a não perder no mês de junho de 2019


O Jogo da Imitação

O criptoanalista, matemático e filósofo britânico Alan Mathison Turing (1912-1954) é hoje considerado um dos precursores da computação moderna. Durante a Segunda Grande Guerra, ele e a sua equipa deram uma ajuda fundamental aos Aliados na descodificação do código Enigma, que os nazis utilizavam para comunicar secretamente os planos de ataque. Já durante o pós-guerra, Turing projectou um dos primeiros computadores programáveis no laboratório nacional de física do Reino Unido. Entre muitas outras coisas, os seus estudos serviram ainda para abrir portas a uma das questões mais pertinentes da tecnologia da actualidade: a possibilidade teórica da inteligência artificial.

Apesar de todo o reconhecimento, a sua carreira terminou abruptamente em 1952, depois de ter sido processado por atentado ao pudor, acusação que culminou numa condenação por homossexualidade, à época ilegal no Reino Unido. A 8 de Junho de 1954, dois anos depois de iniciar um tratamento com injecções de hormonas femininas que provocam castração química (que preferiu à prisão), Turing foi encontrado morto na sua própria casa. A morte foi classificada como suicídio, embora muitos, começando pela sua mãe, refutem a conclusão.

Em Setembro de 2009, depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado. Finalmente, a 24 de Dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da rainha Isabel II.



Filme a não perder no mês de maio de 2019


Gattaca
O Futuro Está Nos Nossos Genes


Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.


Filme a não perder no mês de abril de 2019


Cavalo de Guerra


Do lendário realizador Steven Spielberg chega-nos Cavalo de Guerra, uma aventura épica e uma história incrível sobre lealdade, esperança e perseverança. Baseado na peça da Broadway vencedora* de um prémio Tony, e rodada num incrível cenário tendo como fundo a Primeira Guerra Mundial, esta comovente história começa com uma amizade notável entre um cavalo de nome Joey e o seu jovem treinador, Albert.
Quando eles são separados pela guerra, nós seguimos a extraordinária viagem de Joey à medida que ele muda e inspira as vidas de quem se cruza. Repleto de imagens encantadoras – e completo com material bónus inédito – Cavalo de Guerra é uma “Obra Prima Genuína” (Rex Reed, The New York Observer) e uma das mais comoventes histórias de amizade alguma vez contadas.



Filme a não perder no mês de março de 2019


Uma Mente Brilhante


Vencedor de quatro Oscares da Academia, incluindo o de Melhor Filme, Uma Mente Brilhante é realizado por Ron Howard, galardoado com um Óscar da Academia, e produzido por Brian Grazer, seu parceiro de longa data, igualmente distinguido com um Óscar da Academia.
Uma Mente Brilhante conta no papel principal, com o actor Russell Crowe, distinguido com um Óscar da Academia, no extraordinário desempenho da figura do carismático e brilhante matemático John Nash, que está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Agora, só a sua dedicada esposa (Jennifer Connelly, vencedora de um Óscar da Academia) o pode ajudar nesta fascinante história de coragem, paixão e triunfo.



Filme a não perder no mês de fevereiro de 2019


A Teoria de Tudo


Uma obra magistral de comovente mestria e perfeição. Eddie Redmayne, oferece-nos a interpretação da sua vida, no papel do notável cientista Stephen Hawking.

Aos 21 anos, Hawking, um jovem saudável e ativo, recebe um diagnóstico que vai abalar a sua vida, justamente no momento em que ele conhece e se apaixona pela sua colega em Cambridge, Jane Wilde (Felicity Jones). Com Jane a lutar incessantemente ao seu lado, Stephen embarca no seu mais ambicioso projeto científico: estudar a única coisa que ele sabe que não está do seu lado – o tempo. Juntos eles vão desafiar o impossível, alcançando muito mais do que alguém poderia ter imaginado.


Filme a não perder no mês de janeiro de 2019


Tempos Modernos



Na época da Revolução Industrial, Chaplin trabalha na linha de montagem de uma fábrica com a função repetitiva de apertar parafusos. Isso provoca-lhe uma crise nervosa e é despedido. Após um longo período num sanatório, sai para a rua em busca de trabalho e no meio de uma crise generalizada é preso por ser confundido com um agitador comunista. Devido à falta de emprego, tudo faz para permanecer na prisão. Até que conhece uma jovem órfã que rouba comida para alimentar as irmãs. As irmãs são levadas pela Segurança Social, mas ela consegue escapar vivendo de expedientes. Juntamente com Charlot, vão sobreviver e encontrar emprego em tempos muito conturbados.

Comentários