Dia Nacional da Luta contra a Obesidade

O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio Este ano, dia 23 de maio de 2020.

Este dia visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças a ela associadasA data pretende também promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, assim como incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal e está encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial.
Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica em 2004. Foi nesse ano que se celebrou pela primeira vez esta data.
De acordo com os resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, o excesso de peso já atinge mais de um quarto das crianças e adolescentes portugueses e mais de metade da população adulta, destacando-se os indivíduos com mais de 65 anos com uma prevalência de excesso de peso (pré-obesidade e obesidade) superior a 80% (TABELA 1)

Fonte: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Obesidade: otimização da abordagem terapêutica no serviço nacional de saúde, 2017

São várias as doenças associadas à obesidade como por exemplo; doenças cardiovasculares (das quais se salienta a hipertensão arterial e arteriosclerose), diabetes tipo II, dislipidémias, complicações do sistema respiratório, doenças osteo-articulares e outras.

Para além do perfil genético, cultura e educação também as mudanças sócio-económicas das últimas décadas, a diminuição da atividade física e o consumo exagerado de alimentos e bebidas têm contribuído para o aumento da obesidade.  
A este propósito já se falou aqui, de doenças cardiovasculares. No dia 17 de maio comemorou-se Dia Mundial da Hipertensão. A data foi instituída e é apoiada internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão cujo objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão.

Importa saber que a hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, sendo que 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão ou pressão arterial elevada é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis tais como: reduzir a ingestão de sal (pois o seu uso excessivo é uma das principais causas), optar por uma dieta equilibrada, evitar o uso nocivo do álcool, evitar o uso de tabaco, manter um peso corporal saudável e mais uma vez, praticar atividade física de forma regular.



Por isso recomendamos: Pela sua saúde, mexa-se!

Aqui vão duas sugestões que pode realizar em casa em família. 





Independentemente da vossa escolha, espero que estejam mais calmos e se tenham divertido com os exercícios que o PES e a Biblioteca aqui vos deixaram. 

Comentários