Troca de Marcadores digitais com os Estados Unidos

No âmbito do MIBE e integrada num projeto da IASL (International Association of School Libraries), alguns alunos do 8.º e 9.º anos participaram na atividade "Marcadores digitais". Estes discentes realizaram, através do programa "Canva" e "Publisher", marcadores que, posteriormente, através do WeTransfer,  trocaram com alunos do 8.º ano da Cathedral-Carmel School em Lafayette - Louisiana (Estados Unidos). Esta atividade da Biblioteca contou com a participação/colaboração das professores de Português, Mª Alexandrina Fernandes, Mª Helena Costa e Eugénia Costa, a docente de TIC, Carla Padrão e alguns membros da equipa da BE; Rosa Oliveira (na tradução) e Zita Domingues (na coordenação do projeto). A realização dos marcadores pelos nossos alunos assentou na dualidade "Conhecimento/ Biblioterapia". Para além de darmos a conhecer alguns escritores emblemáticos da literatura portuguesa, pretendeu-se também passar a mensagem de como a arte literária pode ser uma fonte inspiradora para se ultrapassar adversidades em tempos de pandemia.  

Alguns Exemplos: 

           

Os marcadores provenientes dos alunos dos Estados Unidos versaram sobre a sua cultura, mais concretamente, sobre a cultura local do Estado de Louisiana.

 


Assim salientaram: O "Tabasco" - molho picante produzido no sul do Louisiana. Os lagostins que são muito populares nas festas. O"gumbo" tipo de sopa de frango e salsicha que, por vezes, tem também camarão e é servida com arroz. A existência de muitos pântanos com crocodilos. A importância da terça-feira de Carnaval também chamada "Mardi Gras" ou terça-feira gorda que conta com vários desfiles tanto em New Orleans como em Lafayette. A equipa de futebol profissional de New Orleans, no Louisiana - o "New Orleans Saints", a universidade estatual do Louisiana - LSU (Louisiana State University) e a "UL Ragin Cajuns" a universidade de Lafayette.    


A importância das Bibliotecas Escolares está nesta partilha de informação e conhecimentos culturais, tanto a nível nacional quanto internacional. 

Comentários