28 de abril | Dia Internacional do Cão Guia

Como forma de assinalar, hoje - dia 28 de abril, o Dia Internacional do Cão Guia, propomos a visualização de uma comovente curta metragem intitulada "Pip", que narra a história de um pequeno cão com um grande sonho: ser um Cão Guia.
Pip terá tudo o que é necessário para conseguir concretizar o seu sonho? 
Vejam como a persistência pode ajudar.



Queres saber mais?

O Dia Internacional do Cão Guia celebra-se anualmente na 
última quarta-feira de abril pelo que a data muda de ano para ano.

Os Cães Guia (Cães de Assistência) são animais treinados especialmente para auxiliar pessoas cegas e com deficiências visuais a sair de casa e a realizar deslocações em segurança. Na maior parte dos países os cães guia têm acesso livre a espaços onde habitualmente é interdito animais, como por exemplo transportes públicos, centros comerciais ou restaurantes. Em Portugal é o Decreto-Lei n.º 74/2007, de 27 de março que consagra o direito de acesso das pessoas com deficiência acompanhadas de cães de assistência a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público.
 
Os primeiros locais de treino de cães guia apareceram na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial para dar suporte aos veteranos de guerra que, entretanto, cegaram durante o combate.
Os cães de raça Labrador Retriver (o mais comum), Golden Retriever e Pastor Alemão são os que mais se destacam na escolha para o treino de cão guia. Contudo, outras raças podem ser adotadas para um programa de treino de cão guia. A obediência e a tranquilidade são a chave principal na escolha de um cão para cão guia.

Em Portugal a ABAADV é a única instituição a formar cães guia para cegos.
                                                                        Extraído de: https://www.estrela-animal.pt/blog/caes-guia/

Comentários