DIA DO PAI

 

Dia do Pai

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein. Na Rússia, por exemplo, festeja-se no mesmo dia do defensor da pátria e, em Taiwan,a 8 de agosto, pois a pronúncia da data no dialeto local lembra a palavra “papai”. No Brasil, o Dia dos Pais é uma data móvel celebrada no segundo domingo de agosto. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson estabeleceu oficialmente o Dia do Pai, no terceiro domingo de junho.

Existem várias histórias sobre a origem do Dia do Pai. A origem da data é também atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. No entanto, a homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia também pode ter dado origem ao Dia do Pai. Isso aconteceu em 2000 a.C. quando um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

A tradição manda que seja entregue uma prenda ao pai para o homenagear. As crianças costumam oferecer prendas simbólicas, como trabalhos manuais, músicas e poemas que fazem na escola. A família costuma reunir-se, muitas vezes, com os pais, tios e avós, de forma a homenagear os pais presentes. Neste dia costuma-se fazer atividades em família. No Dia do Pai, a tradição manda que seja entregue uma prenda ao pai para o homenagear. As crianças costumam oferecer prendas simbólicas, como trabalhos manuais, músicas e poemas que fazem na escola ou em casa. O melhor presente é aquele que tem um bonito significado, sendo algo pessoal que revela demonstração de amor e carinho pelo pai.





Comentários