DIA INTERNACIONAL DA MULHER



O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março. O dia é assinalado desde o início do século XX.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.
O tema do Dia Internacional das Mulheres em 8 de março de 2023 será “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de género.
A celebração das Nações Unidas do Dia Internacional das Mulheres reconhece e celebra as mulheres que defendem o avanço da tecnologia transformadora e da educação digital. Neste ano, as ações em torno do tema explorarão o impacto da lacuna de género digital na ampliação das desigualdades económicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres em espaços digitais e abordar a violência baseada em género online facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.
A exclusão das mulheres do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança. Reverter essa tendência exigirá enfrentar o problema da violência online, o que um estudo com 51 países revelou que 38% das mulheres já experimentaram pessoalmente.
A Biblioteca realizou uma exposição com livros alusivos à mulher.

 


Comentários